"Promover o desenvolvimento sustentável, reduzir a perda de diversidade biológica e reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população sem acesso a água potável e esgotamento sanitário. "
É isso o que esta escrito no site do Objetivos do Milênio, e é esse o objetivo para 2015. Mas será que o Brasil esta conseguindo bater suas metas ou ainda temos que correr muito para conseguirmos deixar nosso país um lugar mais verde?
"O Brasil alcançou a meta de reduzir pela metade a proporção da população sem acesso à água potável em áreas urbanas, com o percentual da população servida por água de rede geral com canalização interna em 2008 girando em torno de 92%. Além disso, mais de 80% da população urbana no Brasil contam com esgotamento sanitário por rede geral ou fossa séptica. A proporção de pessoas residentes em domicílios urbanos com condições de moradia adequadas passou de 51 % em 1992 para 66% em 2008. " Leia mais clicando aqui.
Vamos agradecer pelo Brasil estar progredindo, mas convenhamos que ainda tem muito o que mudar, números são números e o que vemos nem sempre é o que eles dizem. As vezes a cidade tem cara de ser desenvolvida e a imagem de suas ruas sempre aparecem magnificas porém se você virar a esquina vemos o quanto de lixo, o quanto de poluição e quantas pessoas ainda estão sem onde morar e deitar-se em uma noite de frio.
O que o site dos Objetivos do Milênio diz: 'O país reduziu o índice de desmatamento, o consumo de gases que provocam o buraco na camada de ozônio e aumentou sua eficiência energética com o maior uso de fontes renováveis de energia. Acesso à água potável deve ser universalizado, mas a meta de melhorar condições de moradia e saneamento básico ainda depende dos investimentos a serem realizados e das prioridades adotadas pelo país. O ODM 7 é considerado por muitos como um dos mais complexos para o país, principalmente na questão de acesso aos serviços de saneamento básico em regiões remotas e nas zonas rurais'
Ou seja, apesar de termos dado um passo a frente, é claro para nós e para o mundo que ainda precisamos limpar nossas ruas e darmos moradia e a tal da qualidade de vida aos nossos brasileiros. Como sempre, nós cidadãos ainda podemos ajudar nosso país a desenvovler em mais esse objetivo... e como em todo post eu venho apenas fazer referência e lembrar-nos de coisas simples e óbvias que podem ser feitas no nosso dia-a-dia, são elas:
- Separar o lixo reciclável do lixo não-reciclável
- Economizar papel, água, etc
- Participar de ações de preservação ambiental
- Participar de projetos sociais que muitas vezes ajudam a melhorar a vida urbana dos brasileiros, como a "SuperAção" que eu falei nesse post
- Usar sacolas reutilizáveis para ir fazer a super compra no supermercado
- Não jogar a embalagem da sua balinha ou o guardanapo que usou para limpar a boca na rua
- Plantar uma árvore ou algumas flores no seu jardim ou apenas ajudar sua mãe na horta de casa... economiza dinheiro e ajuda o planeta.
Pesquisando na internet, encontrei um site da Prefeitura de São Paulo que visa a colaboração das pessoas para saberem se a limpeza da cidade anda conforme dito ou não. Vale a pena dar uma olhada.
Fazendo essas pequenas coisas, fazem um diferença ENORME!!!! Ótimo post!!!
ResponderExcluir:)
www.meninaperdida.com
Exatamente!
ExcluirObrigada pela visita flor
Beijão
São coisas tão simples de fazer e que no final fazem uma diferença tão grande, né?
ResponderExcluirAdorei o post, Bruna! :)
Beijos!
Café com Leituras!
http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/
Suuper verdade, a mudança começa por cada um de nós. Qualquer atitude pequena faz a diferença!
ResponderExcluirAdorei o post *-*
Beijos! <3
http://yankavaz.com.br/
Adorei o post, a mudança na verdade começa por cada um de nós. Qualquer atitude mesmo que pequena faz a diferença. =D
ResponderExcluirBeijos Bruna <3
http://yankavaz.com.br