Autora: Isadora Faber
Editora: Gutenberg
O que dizer de um livro que me encantou desde muito antes de ser lançado? Ler ele era minha principal ideia desde que a autora soltou no Diário de Classe que iria lançar um livro com a Editora Gutenberg. Daí duas alegrias, uma guria muito inteligente estaria contando sua história para o mundo e muito além das páginas na internet e segundo, ela lançaria o livro com a editora parceira do blog. É por isso e por mais que eu me orgulho de ser parceira da Gutenberg, eles dão oportunidade de autores novos, de blogueiros e jovens contarem suas histórias por aí, com uma bela capa, uma bela divulgação e certamente de uma forma que aguça a curiosidade de todos. Acho que é por isso que os livros da editora tem sucesso.
Para quem não conhece a Isadora, ela criou uma página no facebook chamado "Diário de Classe", onde ela denunciava todas as coisas que considerava errado em sua escola. A repercussão foi tão grande que até parar na delegacia essa menina foi. Agora a Isadora inicia sua jornada no Ensino Médio e conta tudo o que aconteceu dentro deste livro de 272 páginas.
Assim como eu, creio que será impossível para vocês, futuros leitores, ler cada página e não se revoltar com várias situações. São coisas tão simples, tão irritantes que revolta até nós leitores. A vontade que me deu era de comprar um exemplar e entregar na mão de cada funcionário na área da educação. O que me deixou aliviada foi ver que a minha Escola de Tempo Integral está melhor do que muitas por aí, e o melhor, a categoria Diário Escola de Tempo Integral está fazendo seu papel. Claro com dimensão menor, mas está.
O livro como sempre, tem letras em um ótimo tamanho e conforme ela vai comentando os acontecimentos alguns link são deixados para você conferir. Meu irmão ficou intrigado com isso, exatamente tudo o que ela dizia havia um link onde ele tinha acesso ao post ou documentários bem interessantes.
Para você que acompanha meu blog e sempre se encanta com as ações e coisas boas que temos apresentados a você, essa não é apenas uma resenha e sim um toque para que leiam e sintam-se motivados para realizar grandes mudanças em suas vidas.
Penso que esse livro não seja apenas uma forma de protesto contra a educação brasileira, mas sim uma forma de protesto contra nós mesmos, contra o cidadão que vê tanta coisa errada e não faz nada pra mudar, contra o cidadão que vê coisas boas e não faz nada para ampliar. Para mim esse livro é um protesto contra o comodismo e a falta de iniciativa.
Olhando alguns comentários do livro na internet, vi que algumas professoras não concordaram com algumas questões e gostaria de saber o porquê, já que meu olhar é o mesmo que o da Isadora, é sempre bom alguém abrir nossos olhos. Então, se você já leu o livro e não concordou com algo, conte aqui nos comentários, mas vamos respeitar cada opinião.
Comentários
Postar um comentário