Fonte: Pexels |
Depois do post Jogos para aulas de inglês, não podia deixar de compartilhar com vocês uma experiência que passamos (Eu e Teacher Bea) com as crianças. Fim de ano, diversas provinhas, ensaios e probleminhas pessoais faziam com que as crianças chegassem no curso (ultima atividade do dia) estressadas e muitas vezes tristes com alguma situação que aconteceu no dia. Era preciso fazer com que elas relaxassem e desabafassem, já que algumas vezes chegavam na aula chorando e não nos dizia o porquê. Foi então que criamos a Caixa da Fada dos Sentimentos ou The Feelings Fairy's Box.
A Caixa da Fada dos Sentimentos foi uma alternativa que criamos para auxiliar os alunos a expressarem o que sentem, desabafarem e verem a situação que os chatearam como forma de aprendizado. A criamos pois os alunos estavam cansados e chegavam em sala chateados por situações do dia a dia, alguns choravam e se isolavam, outros só não sabiam o que estavam sentindo e nem o porquê.
Apresentamos a Fada dos Sentimentos a eles, dizendo que ela era responsável por transformar sentimentos ruins/negativos em sentimentos bons/positivos. Então, toda quinta-feira assim que eles chegavam a sala de aula, pegavam um pedaço de papel e escreviam um sentimento triste e o porquê, no caso usamos o inglês "I am ____ because....", eles escolhiam o mood e explicavam o motivo misturando o português e inglês. A atividade era para ser secreta, então eles não podiam mostrar um ao outro e nem as professoras podiam ver, eles escreviam, dobravam e depositavam na caixa da fada. Seguíamos com a aula normalmente. Ao final do dia, compartilhamos com eles de que para a fada poder realizar sua mágica e transformar aqueles sentimentos negativos em positivos, era preciso que eles colocassem sentimentos bons também, e então, novamente os alunos se sentavam para escrever, mas agora, focavam em uma situação que os traziam bons sentimentos, normalmente sobre a aula. "I am _____ (happy) because...", todos dobravam e depositavam o bom sentimento na Caixa, era preciso escrever os nomes em todas as cartas, pois a fada não saberia qual sentimento era de quem.
No inicio alguns alunos não acreditaram escrevendo "Não acredito em você" e outros quase choraram por não saber o que sentiam e então, deixávamos livres para desenhar também, já que esses alunos em especial tinham muita dificuldade de expressar o que queriam e sentiam.
Fonte: Pexels |
Na terça-feira seguinte, liamos os recados, a professora que os conhecia melhor escrevia em papéis coloridos um retorno, misturando português e inglês, colocávamos inclusive alguns Glitter e cores de canetas diferentes, "Olá Ana, fico feliz que conhecer novas palavras te deixou contente, tenho certeza que se fizer a lição de casa da próxima vez, a professora não deixará bilhetinhos tristes para sua mamãe. Sentimentos ruins, tornam-se bons. Com amor, Fada dos Sentimentos.", um eu não consigo esquecer pois foi uma ótima resposta da professora aquele que não acreditava na fada "Olá Mauricio, uma pena que não acredite em mim, pois eu acredito em você. Sentimentos ruins tornam-se bons. Com amor, Fada dos Sentimentos".
Quando receberam a resposta da Fada, a reação foi bem feliz. Os olhos brilhavam e aqueles que não acreditavam na Fada, passaram a pensar mais sobre suas cartas. Os alunos que tinham dificuldades em dizer o que sentiam, no final do semestre estavam escrevendo sozinhos o que sentiam. Eles passaram a dominar melhor seus sentimentos, muitas vezes chegavam ansiosos na quinta pois tinham algo que precisavam escrever para a Fada.
A Caixa proporcionou maior aproximação da professora com os alunos, além dela poder perceber certas atitudes em sala e preparar melhor sua aula em cima do que tinha recebido dos alunos.
No final do semestre, levamos uma das funcionárias da escola fantasiada e maquiada de Fada, um dos alunos se emocionou pois dizia durante as aulas que a Fada era sua melhor amiga.
Uma atividade simples e rápida que pode ser realizado em sala de aula ou em casa. A caixa pode ser customizada com as cores que as crianças mais gostam, que podem ser também as cores da Fada. Algo que fizemos também foi encontrar uma varinha e dizer que era a varinha dela, quando todos terminavam de depositar os sentimentos bons, seguravam todos a varinha e diziam em voz alta "Sentimentos ruins, tornam-se bons".
Os nomes utilizados não são os nomes dos alunos de fato. A foto é meramente ilustrativa, não fotografei a caixa que usamos pois é material da escola.
Já fizeram algo parecido com a Caixa? Compartilhe conosco suas experiências!
Comentários
Postar um comentário