Blog Della

Blog pessoal da Bru desde 2012. Considere que escrevi alguns posts no auge da minha adolescência.

Bruna Della
27 anos. Capricorniana. Um cargo publico e passando por uma transição de carreira para cartomante e arteterapeuta junguiana. Umbandista, artista, cartomante, atriz e professora de teatro. Compartilhando desde os 15 anos minhas experiências em forma de textos, fotos e vídeos.

Como organizar seus documentos


    Depois que comecei a trabalhar em escola, criei um hábito enorme de manter tudo organizado. Não que minha mesa seja um exemplo, mas os documentos do setor pedagógico estão muito bem guardados. Levei esse hábito para casa, nesse post mostro a vocês como organizo meus documentos de forma que eu tenha fácil acesso a todos eles, que eles não se percam ou não sejam tão prejudicados com o tempo.



Pasta com plasticos



   Sabem aquelas pastas de portfólios no fundamental? Pode ser essas pastas ou uma parecida com a que tenho. O importante é que a capa seja dura e tenha bastante espaço para colocar quantos plasticos quiser. Paguei em torno de R$13,00 nessa na Kalunga, ela é grande e fácil de manusear. Então o primeiro passo para organizar seus documentos, é ter uma pasta com plásticos.

Separar documentos


    Depois de já garantir uma pasta e vários plásticos, é necessário juntar todos os seus documentos. Todos os papeis que encontrar em casa, reuna-os em uma mesa. Em seguida separe seus documentos por tipo. Aqui em casa eu tenho uma pasta para cada empresa em que fui registrada, uma pasta apenas para trabalhos artisticos, recibos/comprovantes, documentos gerais (certidão de nascimento, casamento, carteira de trabalho etc), certificados, históricos escolares e assim por diante. Depois de um tempo, o pessoal da casa começou a se motivar e tenho uma pasta com o nome "Fernando" e é onde estão os documentos do meu irmão.

Post-its



   Agora que todos os documentos já estão separados por categorias, você pode pegar alguns post-its e clips e ir categorizando tudo. Para que os documentos fiquem intactos, prendo todos juntos com clips e em cima, coloco um post-it colorido com o titulo da categoria. Você pode usar etiquetas e colocar no plastico (não cole etiquetas nos documentos), mas eu preferi usar os post-its e eu coloco junto do clips para que o post-it não saia voando dentro da pasta.

Colocar tudo na pasta


    Após separar e categorizar seus documentos, é só colocar cada categoria em um plastiquinho e pronto, todos os seus documentos estão organizados e a salvo, protegidos da chuva e amassos. Você pode deixar tudo na ordem que achar melhor, eu deixo na frente de tudo o plastico da empresa que estou trabalhando atualmente, pois vivo movimentando as coisas por lá.

   Espero que o post sobre como organizar seus documentos tenha sido útil para vocês. Caso organizem os documentos dessa forma, tirem foto e postem no instagram usando a hashtag #blogdella , assim conseguirei ver o resultado de vocês e nós interagimos todos por lá.

   Em breve postarei como organizo os comprovantes de entrada e saída da empresa. Fiquem atentos!

Comentários

  1. Oii...
    Aqui em caixa eu uso uma caixa de presente antiga, mas achei esse seu método sensacional é muito eficiente.
    Obrigada pela dica ❤.
    Beijo

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    1. Costumavamos deixar em uma caixa também, porém as vezes demorava até encontrar um dos cartões no meio de tudo haha

      Beijãaao

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  2. Aí mana, preciso fazer isso, principalmente com as contas que devemos guardar! Adorei suas dicas! ♥

    Beijo e até mais!! ♥
    ○ www.deixeapenasfluir.com.br ○

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    1. Se tem uma coisa que aprendi depois de virar adulta: guarda toooodas as contas com seus devidos comprovantes hahaha

      Beijão

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  3. Eu deixo meus documentos todos separados numa pasta que eu tenho, mas ela é bem simples, vou comprar essa pasta com plastico pra ficar mais seguro.

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    1. Eu deixava assim, mas percebi que desse jeito fica bem mais organizadinho

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  4. Mulher do céu, sou a louca da organização e fiquei maravilhada com seu método. Em casa deixo guardado em envelopes os históricos escolares e tenho pasta pras contas e holerites. Nunca se sabe quando iremos precisar dessas coisas, né? Carteira de vacinação, trabalho, passaporte, tenho até xérox deles, como disse, sou a louca da organização kkkk. Adorei seu post <3

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    1. Hahahhaha eu to no chão com as cópias de tudo, mas você esta certissimaaa, chega na hora não encontra onde tirar xerox etc etc
      E sobre os holerites: guarda sim, aprendi que temos que guardar!

      Beijão

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  5. Oi =)
    Aqui em casa eu separo tudo em pastas e depois coloco numa caixa de presente grande, assim fica mais fácil pra mim. Mas, adorei esse seu método. Vou ver se consigo adaptar de alguma maneira em outras setores aqui.

    Beijos de Luz,
    Marina | www.meudoceapartamento.com ❤

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  6. Eu adoro as pastas com divisórias.
    Me sinto mais organizada ❤.

    Mas são ótimas idéias. 👏👏

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  7. Como assim você tem um irmão e eu não sabia? Hahaha!
    Queria ter um terço dessa organização :(

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    1. Eu tenho bixaaaaa hahaha ele tem 19 anos já, nem eu acredito!

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