Photo by TK Hammonds |
Capa de super herói
|
O que eu fiz na época foi muito simples, acreditem. Como queria focar apenas nas duas palavras "fast" e "slow", customizei uma capa de super herói para mim e sabem com o que? Com tinta guache, uma folha A3 e fitas e a capa de "Super teacher" passou a existir. Percebi que com a educação infantil e fundamental 1, principalmente, o mais importante é como você apresenta a atividade e conteúdo, na verdade acho que para todas as idades né? Enquanto eu estava sem a capa, falava tudo de forma muito lenta e pedia para repetirem "slow" lentamente (slowly haha), então, colocava a capa e com movimentos e voz rápida dizia que a capa fazia eu ser "fast" e pedia para repetirem a palavra fast rapidamente, quanta empolgação! Apresentei a imagem do próprio flash e pedi para que eles dissesem se o flash era slow ou fast, e de outros super heróis como o Homem Pedra ou Hulk por exemplo, que por serem maiores os movimentos eram mais lentos comparados com o flash. Todos quiseram minha capa, alegria foi quando eu disse que eles iriam customizar a deles próprios.
Foi então que revimos as cores, nomes dos objetos, como devemos usar os pincéis, como lava-los, relembrei que como super heróis agem e deixam tudo melhor do que chegaram etc, fomos a sala de arte e customizamos nossas capas, que ficaram secas. Entreguei elas no final da aula seguinte e todos saíram com os olhos brilhando e apresentando aos funcionários da escola a "super hero cover" deles.
Materiais usados: Folhas A3 por aluno, um pincel por aluno, tinta guache, copos com água.
Partindo dessa aula que tive, hoje percebo que essa temática pode ser explorada mais a fundo e coloco aqui algumas sugestões que não apliquei mas podem ser possibilidades para você, professora, aplicar.
Confeccionar um HQ
Você pode trabalhar técnicas de desenhos (aula de arte) envolve-los na escrita (aula de português), incentivar o uso da matemática analisando a paginação, quantas folhas serão necessárias para a história etc. E ainda pode propor um problema para cada aluno ou grupo.Você pode trazer situações do cotidiano como bullying e dificuldades de fazer amigos, coloque em papéis amassados dentro de um saquinho, divida-os em grupos (ou individualmente) e cada grupo tira um tema que deve ser apresentado e solucionado nesse HQ. Você pode reservar uma aula de cada matéria (se for fundamental 1) ou realizar um trabalho interdisciplinar para confeccionar esses HQs, e que evento legal seria se fizessem um dia para apresentarem esses HQs, uma exposição, conversa com os autores (que são eles mesmos).
Trabalhe valores com o escudo do herói
E se ao invés de customizar capas você customizasse escudos? Você pode trabalhar com a importância da reciclagem e pedir que guardem as caixas de pizzas para a aula, pode pensar em usar várias técnicas como colagens, pode usar pontilhismo, o guache novamente, use sua criatividade e pode até usar algo que esteja no planejamento da aula de arte, a grande questão é: o que eu coloco nesse escudo? Quais serão os desenhos? Você pode criar uma discussão sobre as qualidades de um herói, afinal, são essas qualidades que fazem dele um herói, e pedir que eles pensem em coisas que eles são bons e ajuda-los com isso, coisas que eles acreditam que seja bom para o mundo, para a escola, para o amigo etc, faça uma lista e converse sobre esses valores com eles, por fim, mãos a obra. Você pode deixar esse escudo como o escudo da sala de aula, assim, enquanto os escudos estiverem lá, um tem que ajudar o outro, um protege o outro, devem manter a sala organizada e limpa para que todos estejam a salvo etc.Salve a cidade
Usando a estrutura de um caça ao tesouro, você pode criar bases na sala de aula e dividi-los em grupos. Cada base possui um problema que deve ser solucionado pelos grupos de super heróis. Vamos supor que divida a sala em quatro bases, ou os mais conhecidos quatro cantos. Dê nome para esses campos e coloque tarefas de super heróis que envolvem o que pretende desenvolver com eles, exemplo: trabalho em grupo ou soma e subtração, etc. Crie um problema para cada base, por exemplo: FOGO. Você pode usar uma caixa de sapatos para fazer um prédio com os andares, em uma das janelas desse prédio está uma moradora em um andar e um morador em outro e o prédio está em chamas, os super heróis precisam subir no prédio e regatar os dois, você pode perguntar para eles: quantos andares vocês precisam subir para encontrar a primeira e a segunda moradora? Quantos andares precisam subir de uma moradora até outra? E coisas do tipo. Se for aula de ciências, biologia, química, então, tudo pode ficar muuuuito mais interessante. Cada base os alunos tem tantos minutos para finalizar os desafios delas.
Misture e combine
School Time Snippets |
Essa atividade eu encontrei no blog School Time Snippets e é super fofa, claro que você pode pegar a ideia e transforma-la já que é você que sabe quais as crianças e suas capacidades. Mas achei a coisa mais linda, ainda mais para deixa-los entretidos caso você esteja tendo que dar atenção para alguns que ainda não terminaram alguma atividade. Você pode baixar, imprimir, colar em algum papel mais duro e até colocar imãs e levar uma bandeja de metal. Para baixar esses da foto, você realmente precisa acessar o blog e clicar em >> Click here for your Superhero Matching Printable Activity << ao final do post.
Maquiagem artística
Se seus alunos forem maiores e tiverem como, você pode trabalhar com a maquiagem artística. Isso ajuda a trabalhar na precisão de segurar os pincéis, tipos de traços, trabalhar as cores, entender como dar profundidade, em seguida, dá até para seguir com uma aula voltada para o audiovisual, com fotografia, trabalhar a iluminação, customização de figurinos etc.Customize sua sala de aula
Eu sou a pessoa que acha lindo sala de aula personalizada, mas não tem paciência para mante-la. Mas se você é essa pessoa maravilhosa, deixo-a com algumas fotos e ideias que recolhi.Gostaram das dicas? Que tal cadastrar seu e-mail e fazer parte do elenco para receber dicas exclusivas diretamente na sua caixa de entrada?
Comentários
Postar um comentário