Conversando com algumas amigas, percebi que eu tenho manias que levam minha experiência no chuveiro para um outro nível. São aqueles detalhes que tornam a nossa rotina de banho um momento de autocuidado sem sair de casa, quase um spa para a alma e autopercepção.
É por esse motivo que organizei algumas dicas de como preparar seu banheiro para criar uma rotina de banho perfeita, aesthetic e relaxante.
Crie a playlist perfeita para o banho perfeito
Cientificamente, a música é capaz de despertar emoções. A playlist vai te ajudar a definir a aesthetic e mood do seu banho. Você pode pesquisar no Youtube "bath playlist" e encontrar diversas playlists com diferentes temas, por exemplo "você está tomando banho como na Grécia antiga" ou "playlist de músicas para você cantar no chuveiro" que é uma das minhas favoritas.
Honestamente, eu amo essas playlists temáticas do Youtube, mas você pode criar a sua própria no Spotify definindo a vibe do seu banho.
Escolha uma toalha que te abraça, toalha de spa em casa
Se sentir abraçada e cuidada por você mesma é o maior objetivo quando pensamos em uma rotina de banho.
Ter a toalha dos sonhos é o detalhe, essencial, que faz toda a diferença, existem toalhas tão finas e ásperas que além de não secarem nada, nos machucam (socorro, já gastei muito dinheiro com essas).
Escolher uma toalha de banho que seja macia, grossa, com boa absorção de água e que agrega na decoração, é o que traz para dentro do nosso banheiro a experiência de estarmos em um spa ou hotel luxuoso.
Por isso, indico para vocês a loja online Casa da Toalha, as coleções trazem toalhas felpudas, macias com 100% algodão Ultrasoft, que envolvem o corpo, utilizam tecnologia avançada que garante ótima absorção sem arranhar e são sofisticadas com diversas cores para deixar o seu banheiro beeeem aesthetic.
Eu tenho o jogo de 5 peças da coleção de toalhas Aurora todo pretinho para combinar com os detalhes do meu banheiro, o jogo vem com 2 toalhas banhão, 2 toalhas de rosto e 1 toalha de piso, a maciez não se perde depois de lavada e dura anos. Aliás, todas as fotos em que alguma toalha aparece nesse post, são toalhas da Casa da Toalha.
Pense na iluminação, para se sentir acolhida e aesthetic no próprio banheiro
Eu sou uma pessoa muito sensorial, devem ter percebido por conta da sugestão de música (audição) e toalha (tato) e uma boa iluminação para ativar a minha visão não poderia ser diferente.
Meu banheiro é pequeno e possui muita madeira, portanto, eu evito usar velas dentro dele por motivos de segurança. Mas, eu tenho aquelas lâmpadas de led giratória que pagamos no máximo R$15,00 em barraquinhas no centro da cidade e que trazem uma vibe perfeita, divina e relaxante para o meu banheiro.
Eu juro, a iluminação faz muuuuita diferença na sua experiência.
Se o seu banheiro for maior e tiver mais estruturas de cerâmica, dá para usar velas aromáticas com total segurança e sem preocupação.
O cheirinho do banho
Usando incensos, aromatizadores de ambiente ou difusores de óleos essenciais, escolha um aroma que vá de acordo com sua intenção e aguce também o sentido do olfato.
Se você for usar produtos com cheiros fortes, eu indico não usar as sugestões acima, pois irá ficar uma bagunça aromática enooorme rsrs
Defina a ordem de produtos (leia, pois tem sugestões) para um banho revigorante
Existem diversas propostas de produtos e ordem de produtos no Tiktok, Youtube e em outros blogs. Vou compartilhar com vocês o que eu faço nos dias que preciso de um glow up, sem deixar de ser sustentável e sem aumentar a conta de água.
Cabelos
A primeira coisa que eu faço é lavar meu cabelo com shampoo e aplicar uma máscara de tratamento. Coloco a toca e deixo a máscara agir durante o resto dos processos até o enxágue.
Rosto
Assim que o cabelo já está recebendo o tratamento, meu foco é total na pele do rosto e para isso, o chuveiro pode estar desligado. Realizo a limpeza convencional no rosto, seguido de esfoliação, aplico a argila e deixo ela no rosto nos passos seguintes até o enxágue.
Pele do corpo
Sigo a mesma ordem do rosto: higienização com sabonete e bucha convencional, esfoliação (pode ser com produtos de esfoliação ou a escova esfoliante), com esse passo além de remover a pele morta, eu já preparo a pele para a depilação com gilete, uso o truque divino de colocar óleo de amêndoas nas lâminas da gilete (isso evita de fazer a pele coçar e pinicar) e vou com cuidado passando pelo corpo e tirando os pelos que me incomodam (virilha, umbigo, axilas, pernas e coxas, dedos dos pés).
Enxague
Por fim, enxaguo tudo. Tiro o excesso de óleo de amêndoas do corpo junto com os pelinhos, tiro o creme do cabelo com delicadeza e passo o condicionador, removo a máscara do rosto e dou uma última passada de sabonete para tirar resquícios de argila, creme do cabelo e condicionador que ficou no corpo.
Presença e intenção: o poder das sensações para um banho de conexão
Durante todo o passo a passo eu não deixo de tentar focar no presente.
A textura dos produtos, o toque dá água, o cheiro do incenso ou vela, as cores criadas pelas luzes, a música. Todo o sensorial é utilizado para manter minha mente no presente, e amores, a base da meditação é essa, presença.
Durante a parte do enxágue mencionada anteriormente eu realizo esse mantra do banho. Assim, eu intenciono uma limpeza espiritual e energética também.
Pós-banho: os detalhes da rotina de banho
Hidratação
Unhas
Dentes
MATERNAR-SE
Com uma rotina de banho aesthetic e de milhões dessa, o glow up com muita conexão e intenção é garantido.
Maternar-se é ser mulher e mãe de si mesma, não mais cuidadora de tudo e de todos: é reconhecer-se falha e, por ser falha, livre. Porque agora é permitido falhar, tropeçar, errar a mão. Maternar-se é reconhecer a sua sexualidade, a sua beleza, a sua força e respeitar os momentos em que você fragiliza.
Comentários
Postar um comentário