Olá, maravilhosos! Como estão?
Depois do desespero, vim contar para vocês que, na semana passada, meu perfil do Instagram foi hackeado! Os golpistas começaram a tentar aplicar golpes nos meus amigos, divulgando supostos investimentos e até vendendo móveis. Pensem no meu desespero?! Foi um misto de "preciso avisar todo mundo para que ninguém caia no golpe", com "mas que filhos da puta!", seguido de "será que tem fotos comprometedoras nos stories?" e "e todas as memórias salvas nas publicações e nos stories arquivados?". Fiquei triste por ter perdido o Threads junto e ainda veio aquele medo de invadirem meu WhatsApp ou meus perfis comerciais.
Confesso que, no meio disso tudo, percebi que não senti falta de estar cronicamente online no Instagram. Pensar em tantas coisas que eu perderia caso estivesse definitivamente offline me fez refletir bastante. Meus contatos de arteterapia são 100% online, e as pessoas que moram próximas a mim nem sabem que exerço essa profissão. Minhas clientes de cartas moram longe, e eu também não ofereço esse serviço ao meu redor. Ou seja, tirando a escola, tudo depende 100% da internet. O que é maravilhoso, porque essa foi uma das minhas metas quando investi na arteterapia e nos oráculos, mas, com o concurso, alguns objetivos mudaram.
De qualquer maneira, tentei de tudo para recuperar a conta e nada adiantou. Até que meu irmão contratou o serviço da Vitória Okida Hacker. Agendei um horário às 14h com o Vinícius, um dos profissionais da equipe, e eles me ajudaram na recuperação e blindagem da conta. Em apenas 30 minutos, minha conta estava de volta! Eles também compartilharam algumas dicas valiosas, que eu trouxe para vocês:
Dicas para proteger suas contas online
1. Hotmail: o menos seguro
Nosso querido Hotmail, que nos acolheu nos anos 90, é, infelizmente, um dos provedores menos seguros. No meu caso, os hackers invadiram meu e-mail Hotmail e, a partir dele, hackearam meu Instagram. O ideal é migrar para um e-mail mais seguro, como o Gmail, e ir transferindo seus contatos e arquivos antigos aos poucos.
2. Crie um e-mail exclusivo para recuperação
Tenha um e-mail exclusivo para autenticação e recuperação de contas. Ele deve ter um nome aleatório e não ser compartilhado com ninguém, nem cadastrado em nenhum serviço online.
3. Use o Google Authenticator
Baixe o aplicativo Google Authenticator para ativar a autenticação de dois fatores em todas as suas contas, usando o e-mail exclusivo de segurança.
4. Ative a dupla autenticação
Configure a dupla autenticação em todas as suas contas importantes, como Instagram, Facebook, TikTok, e-mails e WhatsApp, utilizando o Google Authenticator.
5. Senhas diferentes para cada conta
Nunca use a mesma senha para tudo! Se um hacker descobrir sua senha principal, ele pode acessar todas as suas contas. Crie senhas diferentes e seguras para cada plataforma.
6. Guarde seus códigos de recuperação
Muitos apps oferecem códigos únicos de recuperação. Anote-os em um caderno físico e evite armazená-los no celular ou em qualquer lugar vulnerável.
7. Autentique seu e-mail de segurança com outro e-mail
Se você criou um e-mail exclusivo para segurança, certifique-se de vinculá-lo a outro e-mail confiável para evitar bloqueios inesperados.
8. Não dependa apenas do seu número de celular
Evite usar apenas o seu número de celular como meio de recuperação. Adicione e-mails alternativos, pois, se seu WhatsApp for clonado, você não ficará sem acesso.
9. Combine perguntas de segurança com amigos
Depois desse transtorno, passei a avisar amigos, familiares e clientes: se algum dia eu sugerir investimentos ou vendas, perguntem algo que só eu saberia responder! Alguns amigos fizeram isso com os hackers e funcionou! Perguntas como:
"Onde e como nos conhecemos?"
"Qual o nome do nosso restaurante favorito?"
"Quando e onde foi a última vez que nos vimos?"
Finalizando...
Ter a conta hackeada foi um susto, mas também um aprendizado. Esse episódio me fez repensar minha relação com a internet e me deu mais consciência sobre segurança digital. Então, se você ainda não protegeu suas contas, faça isso agora!
Espero que essas dicas ajudem e que você nunca precise passar por esse perrengue! E você, já teve alguma experiência parecida? Como protege suas contas? Me conta aqui nos comentários!
Até a próxima! ;)
Comentários
Postar um comentário